quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Reveillon Islâmico


Oi gente!!
Le bes?

Pois... Al-hmdulile


Estou escrevendo pq, como vcs podem esperar, dia 31/12/2010 não foi muito normal para mim....
Não pelo fato de ter trabalhado ate as 18hrs (sim... agora meu horário esta meus flexível depois de uma boa conversa com o chefe).
Vide foto comprobatória:




Mas pelas reflexões q a data e as circunstâncias me fizeram ter...
É incrível!

Bom... acabei concluindo um monte de coisas!

Na verdade o dia 31 em si foi um turbilhão de pensamentos! Nossa...  

Vc já parou para pensar o que é o nosso reveillon???

Acho que não né?

Bom, eu já tinha estranhado aqui com meu gerente semana passada, quando fui perguntar-lhe se a escola fecharia dia 31/12 já que muitos alunos estarão de recesso pro reveillon... daí ele me respondeu q não... q era coisa religiosa... q no Marrocos não era assim...
Eu voltei pra sala de aula meio sem entender... “É só calendário, oras...”

            GENTE!!!
É o reveillon do ano 2011!!!
2011 QUE JESUS CRISTO NASCEU!!!

JÁ PENSOU NISSO???
É CLARO QUE É RELIGIOSO O TREM!!! Tanto é que a cristandade recomeçou a contagem do TEMPO por causa desse nascimento!!

Ow... é legal d++ fazer intercâmbio por isso...
De repente um paradigma, uma verdade absoluta q vc tem é quebrada em um monte de pedacinhos!! Simplesmente ninguém aqui está interessado em reveillon não... (não estou falando no sentido negativo da coisa não)... simplesmente não é importante para eles...

Vc mesmo, já viu no Jornal alguma coisa sobre o Hammadam deles? Acho q sim, mas nunca deve ter dado a mínima! Pois...


Engraçado neh?

Daí vem a parte cultural da coisa:
Pergunte-se agora... “mas os muçulmanos fazem o que pra contar o tempo?”

Engraçado d++ essa pergunta! Pq temos a pretensão de achar que o julgamos ser verdade seja verdade universal! E nem sempre o é!

Believe me!

Estou num país muçulmano (pouco conservador conforme me disseram), e aqui o tempo é contado conforme o calendário Islâmico, que é baseado na epoca da formação do Islamismo... mais especificamente, no ano 622 da era cristã, eles zeraram o calendário...
Interessante, neh?
Eles têm 12 meses tbm.... mas os meses não coincidem e muito menos a virada do ano...


Retomando o que estava falando sobre o dia 31/12... na verdade, ilustrando um pouco com os fatos do dia 31 q me levaram a esse choque cultural e a varias outras reflexões...

Neste dia dei aula ate as 11 hrs e logo veio meu gerente me chamando pra ir almoçar...
Me levou pra casa da mãe dele (sogra do meu patrão)... Afinal de contas: era Couscous day! (aqui eles dividem os dias da semana normalmente conforme a língua francesa, mas a sexta tem um nome especial: couscous day! E não sexta feira!!)
Daí fui lá me deliciar com um couscous com a família do meu chefe...
Fiquei bastante impressionado com a sogra dele: ela comia SÓ com a mão... isso ainda não tinha visto...
Quando habilidade! Afinal, para quem não conhece, couscous é feito de grãos do tamanho da metade de um grão de arroz... são pequenos e confusos... e não é que a mulher fazia bolinhas perfeitas (quinem pão de queijo) e comia sem nada! Eu tentei... e claro que não consegui....

Conversa vai e conversa vem.... tive meu grande choque do reveillon! Aquele não era o ultimo dia do ano para eles....
COMO ASSIM???

Foi tão chocante quando descobri q era dia 31/12 pra gente, mas para eles, eles já estavam na segunda quinzena do primeiro mês do calendário islâmico!!
Dia 01/01/2011 é +/- o dia 26/01/1432 para eles! Ah, e não leia esse 01 como janeiro não, mas como o primeiro mês deles q tem outro nome!!

Então é isso... acho que já falei d+

A imagem de hoje uma copia dos meses do calendário islâmico que tirei aqui da internet...


12 meses com 29 ou 30 dias... a base de contagem são os ciclos da lua.


" A Era Muçulmana começou no ano em que o profeta Muhammad emigrou, de Meca para Medina, a fim de escapar às perseguições de seus adversários e poder continuar a proclamar as Revelações, no ano 622 do calendário juliano/gregoriano. Esse é portanto o 1º ano da Hégira (nome dado à emigração do Profeta), ou 1 aH.
O segundo califa, sucessor do Profeta, Omar I - que governou de 634 a 644 -, estabeleceu como norma que o começo do ano deveria ser o dia 1º de Muhharram e que a contagem dos anos deveria começar pela Hégira, como prescrevia o Qur'an (Corão ou Alcorão). Assim, a Era Islâmica começou no dia 16 de julho de 622, que é o dia 1 de Muhahham do ano 1 aH.
Este calendário é lunar e não acompanha, por isso, as estações do ano, como os calendários solares. Assim, há fases em que o Ramadan cai no inverno, e outras em que ocorre na época mais quente do verão, o que torna a observância do jejum mais dura para os árabes, em regiões onde a temperatura chega normalmente aos 50ºC."


em 02/01/2011

5 comentários:

  1. caraca joão!!!!!!! que animal! eu sempre me perguntei como funcionava essas coisas por aí! Me responde uma coisa, todo mundo sabe que era dia 31 ou pra eles era tipo dia 26 do outro mes mesmo? Vou dar um exemplo, no calendario de um computador de um muculmano vai ta que data? hehe pergunta idiota mas é que aqui na alemanha os calendarios começam na segunda feira.. ai to imaginando como seria seguir uma data totalmente diferente! :P
    bjs

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jode!!

    Ow, na verdade eles são ocidentalizados aqui... isso quer dizer q eles têm por referência o calendário europeu, cristão...
    Vamos lembrar q estou a 2 hrs de Madri, e que o país é considerado bastante liberal.

    Nos computadores geralmente ficam configurados para digitar em francês e o calendário, nao sei como deve ser pq nao tenho esse tipo de acesso na escola.

    Sei que no escritorio do chefe fica um calendário de compensação de datas: lado direito cristão, lado esquerdo muçulmano..

    bjos Jode! estou acompanhando seu blog tbm!
    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Noooosssa vesgo! Achei muito foda isso! Explica maaaaais! Muito interessante, to de cara que eles estao em 1400 e poco huauhauh!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito conhecer o marrocos, mas depois de uma lida geral ja me convenci que dias bastam...
    kkkkkkkkk, sou muito chato pra comer...

    ResponderExcluir