domingo, 16 de janeiro de 2011

Viagem I.b. - Fèz

Olás!!

Continuando o post da minha primeira viagem aqui, subitem "B", heheh vou falar um pouco sobre o segundo destino: Fèz!

Depois que saimos de Volubilis, fomos direto a Fèz...

Pegamos um onibus, desses cata jeca, lotado... eu fui em pé, pongando no que podia segurar...
Do nada chegaram umas mulheres, um monte delas... e sairam se amontoando em cima de mim.
Teve uma que simplesmente sentou no meio das minhas pernas... eu estava com a mochila lá e ela usou como encosto de costas... as vezes quando ela mexia a cabeça esbarrava onde não devia... Uma situação bastante constrangedora, vamos dizer.
O pior foi quando o mocinho de bigode sentado com a Jana começou a traduzir pra Jana o que as mulheres falavam e pq riam tão alto, entre minhas pernas...
NUM É QUE eu era o Hot Topic do onibus?? que vergonha! ow... sem noção..

Bom, sobre Fèz cabe dizer que é uma das cidades mais sagradas do mundo islamico.
Todo islamita deve ir pelo menos uma vez rezar na Mesquita de Meca. Eles rezam pelo menos 5 vezes ao dia (vc fica ouvindo por toda a cidade as sirenes do alto das mesquitas)... enfim, Fèz é considerada sagrada pq é um destino alternativo à cara e longa viagem a Meca. Dai para os pobres que não podem viajar tão longe, Fèz compensa o mandamento religioso. Lá pude falar inglês!! UFAAAA
Seguem as fotos!



First impressions: cidade limpa, grandeosa, bonita! Essa foto é da estação de trem.

Os gringos descobriram que tinha como subir nas
"Laje" da medina... tivemos de ir tomar um chá lá em cima!!

Olha o nosso quarto!!! Os bocoió!!
A vista do Hostel

Gringos na laje
Café da manhã... adorei a melequinha q parece uma esponja do canto direito.
Eu e o aparelho de chá do Riad
(é um albergue dentro da casa de uma familia local)

Chá, chá chá!! CADÊ A BRAHMA?????????

Passeio matinal!


Aprendendo a fazer turbante Berbere!! Esses vendedores fazem de
 tudo pra levar a gente no papo...
A fantástica fabrica de tapetes! 4 gerações de artesões...

O trem de fazer as tramas (tear? =s)
O amigão da fábrica... haha tomando Chá! pose pra foto...
detalhe no dedinho: técnica para tolerar o copo quente!
"Caraca!! Tem uma cabeça de camelo pendurada no meio da medina!!!"

Turismo: Medersa - mais de 1200 anos de história!
Trata-se de uma escola religiosa islâmica!

Imagina o recreio num pátio desses?

Ainda em Medersa.... pose waka waka!

Agora pose de marajá...
Ainda em Medersa
Os doces de medina... vai uma abelinha ai?

O psicopata do souvenir!!!

Cartão postal...

Coco de medina...
Indo visitar as tinturarias de couro de ovelha...
algumas carcaças na recepção
Lã secando no telhado...

Couro colorido secando no talhado

As tinturarias...

Engraçado (não... triste) vender essa foto como cartão postal...

Tentando fazer meu próprio turbante... claro q não deu certo.

Caminhada para ir conhecer as ruínas das tumbas de
uns reis antigos ae...Ganhei admiradores....
Não pq todo mundo me olhava na rua... especialmente crianças..
Visual das tumbas...

Olha as montanhas dos Atlas lá atrás...

Jana e eu, Fèz ao fundo...

Eu e os Atlas..
Portões de Fèz: Bab Boujloud





2 comentários:

  1. Vesgo!!!

    Estou eu bem aqui recem empossada no governo esperando meu chefe chegar para me dar trabalho e me fazer virar gente grande de verdade e passei no seu blog para me deliciar, li tudo! Você viaja e nem me convida pro pinga fogo hein! tcs tcs tcs... Mas muito bacana a sua viagem viu, aproveita ai!

    Beijolas,
    Meuris

    ResponderExcluir
  2. Cara, sensacionais tuas fotos! Aproveite muito as diferenças culturais pois certamente vc sentirá falta de algumas delas! Grande abraço e se cuide por aí.

    ResponderExcluir