quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Salah mualeikon

Oh Allah!!!

Vcs não acreditam!!
Eu nem consegui terminar o meu próximo post sobre Madri e cheguei no Marrocos!

EXPERIÊNCIA INCRIVEL!!!

Já estou louco com aqui!!
Vcs não tem idéia!!!


Olha so...
Ia tudo normal ate o vôo Madri – Casablanca e talz...

Cheguei, passei pela imigração e tudo mais...

O aeroporto é pequeno daí nem precisou de sinalização direito. Eu tinha que chegar à estação de trem, para fazer uma pequeno trecho de 1 hr e pouco ate Rabat, onde iriam me buscar.
Eu fiquei meio (totalmente) perdido...
Aqui as coisas são bem menores que na Europa, assim não é difícil encontrar o “Pra onde” ir, mas é complicado saber se vc vai indo certo... sabe? Aquela confirmada pra te dar um pouco mais de certeza?? Pois... as placas eram todas em árabe e francês!
Eles realmente falam só isso por aqui! É engraçado pensar naquele: “falo so um pouco da língua X ou Y, o suficiente para não morrer de fome...” e é verdade! É muito complicado ninguém falar inglês aqui, e pegar um cardápio e não ter noção nenhuma do que servem no restaurante é osso! Hoje (5ª feira, 23/12) estou comemorando minha independência... pois foi a primeira vez q consegui pedir algo para comer de forma autônoma... ate então eu so comia o que já tinham pedido, q era fácil pedir “Lê même” (O mesmo).
Já tirei meu cavalinho da chuva com relação ao espanhol.... na região q estou ele não ajuda em nada...
=/

Então, pros próximos posts, aguardem os Olhos de Vesgo em frances, heim??
Hsauash


Recapitulando: ...Pois, fiquei bem perdido na estação, e uma moça, q estava atrás de mim me ajudou...

Daí comprei o bilhete (em árabe e em frances), e ainda fiquei meio perdido... a moça veio me ajudar de novo!
Hosana nas alturas, ela ia pra Agdal! A msm estação que eu!! UHUUUUL
Colei na menina!
Ah, nos comunicávamos em espanhol.

Logo assim que sentamos no trem, descobri que a mulher ERA DA AIESEC!!! Que mundiculo!!
Gente, que micro mundo!! Estou cada vez mais espantado! A moça, chamada Kenza, é marroquina, foi até diretora nacional de intercâmbio para a AIESEC no Marrocos em 2005... fez dois intercâmbios corporativos (diferentes do meu) nos Estados Unidos e outro na Espanha, onde foi contratada pela Price Waterhouse Coopers, que é uma empresa parceira da AIESEC Internacional há muito tempo. Daí ela vive na Espanha e tinha vindo ao Marrocos para uma festa de casamento, so pro final de semana mesmo.
Fiquei muito impressionado! Era quem eu precisava no momento que eu precisa!
Ela me ajudou MUITO... tivemos que fazer uma baldiação e eu realmente acho que teria muita dificuldade! Ffff

Os marroquinos são MUITO hospitaleiros! Não esperava MESMO!


Com 3 hrs de Marrocos já tinha 2 BFF (Best Friend Forever)...
A primeira foi essa moça do trem (Kenza) q foi da AIESEC.

A outra foi outra moça...
Olha a cena:
Eu tive de esperar bem 1 horinha o povo da AIESEC ir me buscar na estação de Agdal, em Rabat... daí estava eu lá... com aquela cara de perdido... e chegou uma moça, com um traje típico de onçinha, e sari (não sei chamar isso ainda) preto..
Daí ela sentou ao meu lado e foi logo puxando conversa... mas não conseguíamos dialogar pq eu não falava frances!! Mas logo descobrimos uma língua em comum: espanhol! Mas ela tinha muita dificuldade.. mas fomos insistindo e insistindo e foi!
Ela é marroquina e esta fazendo mestrado em direito. Disse que não é casada... me pareceu uma mulher independente e autônoma!
Eis então que chegou a pessoa por quem ela esperava, e ai nos despedimos... Num é que ela ficava me dando uns tchauzinhos la do outro lado da estação?? E eu demorei a perceber q esses tchauzinhos eram na verdade ela me chamando pra ir la! Custei mais fui, ela me apresentou o irmão dela! Ele queria praticar inglês! Daí estava eu falando em espanhol com a moça, ela falando com ele em frances, e ele em inglês comigo! Um caos! Mas certamente algo q vc so presencia no intercambio! Hahah

Depois de esperar quase 1:15 h, chegou o povo da AIESEC! A presidente e mais três diretores. Eles tinham um bolo pq era aniversario do Diretor de Finanças. Não vou arriscar escrever aqui seus nomes...


Eu curti eles! Foi bem bacana a recepção! Fomos com o bolo pra uma café ao lado da estação! E não é que a moça de onçinha estava la com o irmão dela?
Logo começou me chamar para ir comer com ela...
Daí eu fiquei divido entre 2 mesas! Haha
Ia e vinha toda hr..
Ela me falou pra comer o que estava no prato dela! Tinha um sanduíche de carne, q não sei o q era, mas era gostoso, batata frita, salada... ela comia com a mão e me ofereceu o prato pra dividir com ela!
Fiquei tão encantado com a ação dela! Fazia MUITA questão que eu comesse junto! Fiquei sem jeito, mas peguei la a metade do sanduíche... Nisso, ela chamou a Ichrac (a diretora da AIESEC responsável pelo meu intercâmbio) pra ir lá explicar melhor que eu em frances, sobre a AIESEC e o que eu estava fazendo ali!
Hahahaha... LOGO, claro! A Mulher ficou amiga da galera, e lá estava ela dividindo a mesa com a gente! Doida pra entrar na AIESEC.

Acabamos de comer e fomos arrumar um táxi para me trazerem em casa..
Me esperando na rua estava meu chefe.. Aziz, ele é dono da escola onde vou trabalhar...
SINPATISSIMO!
Ele mantem essa casa para a esposa dele com um filho, e como não vive aqui, traz os gringos q dão aula na escola pra ca...
É uma casa linda! Curti d+++
Tenho uma cama box de viúvo...

A casa parece brasileira pq tem azulejos, mas a decoração faz toda a diferença! Não tem como descrever, é bem típico árabe e é muito bonito.. Como se ao invés de usar madeira como a gente faz no Brasil, eles usassem um metal todo trabalhado, com pedras incrustadas de enfeites, etc... Alem disso, as paredes são decoradas com adesivos de flores, borboletas, conchas... tudo bem alegre!
Achei bem bacana a casa!

Moram aqui ainda mais 4 trainees fêmeas... Uma eslovaca, uma húngara, uma australiana e outra Novazelandence (??)...
A Húngara foi embora ontem... a Eszter! Me ajudou MUITO antes de eu viajar pq a gente trocou uns emails quando eu ainda estava no Brasil e ai ela me deu “ox sxquema...”

Bom, poderia ficar tagarelando muito sobre tudo! Mas acho q já passei meu recado!

Ah, preciso pedir desculpas pela falta de fotos! Eu queria muito tirar foto de tudo! Mas as coisas aconteceram muito rápido! E eu não estou taaaaaaaaao turista assim, sabe?
Eu idealizo a foto, mas as coisas vão acontecendo, e como vcs viram, foram coisas inusitadas atrás de coisas inusitadas, e no final, quando vi, já passou!

Prometo q vou ficar mais esperto!

Sim? E posto fotos daqui de casa em breve!


F
U
I

6 comentários:

  1. haha adoro inicios de intercâmbio a confusão pessoas falando 489 idiomas ao mesmo tempo..mas que bom que as coisas estão dando certo vesguito...posta fotos mesmo hehe!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. bacana joao. mal começou e já tem tanta história p contar..continue aproveitando!
    abraços
    andré

    ResponderExcluir
  3. Consegui ouvir você contando as histórias...seu post garantiu boas risadas hahahahaha...Mundo pequeno hein...Encontrar alumnus na estação de trem! João Luiz, vai ser popular assim la no Marrocos, mal chegou e já conseguiu fãs, mesmo não dominando (ainda) o frances/árabe...arebaba... Desse jeito vc vai longe... Como disse nossa querida amiga aí em cima...Vc me enche de orgulho!
    Não esqueça as fotos!E continue contando suas aventuras =)

    ResponderExcluir
  4. Porque Vesgo?? Vc num eh vesgo naum...
    Amo vc, saudades, Fe.

    ResponderExcluir
  5. Eh...vê se fica mais esperto msm!!!!!

    ResponderExcluir