quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

First steps abroad!!

Oie...


Primeiro post oficial depois do começo da viagem!!
Nossa sou enrolado d++ neh??
Fiz o blog... deixei o suspense do destino e simplesmente VIAJO e nem conto para onde estou indo neh?
Hehe
Poizeh.. já estou a caminho de meu destino!
E para mostrar que fiz isso premeditadamente, só vou revelar o destino depois q lá chegar...
Aguardem, e acompanhem os posts...

hihih

peço desculpas por isso, mas foi muito corrido tudo até aqui... prometo que não acontecerá denovo..

Então vamos ao post de hoje!


Parti para meu intercâmbio de BH na 5ª feira, cedo, dia 09/12, oh deus! Amanhã faz uma semana e ainda não cheguei a meu destino final! Hehe
Fui despedir de meus familiares e em busca de patrocinadores e outros enablers.
Depois, na sexta a noite parti para São Paulo, e lá cheguei no sábado cedo.
Atendo ao Youth to Business da AIESEC no Brasil, como primeiro dia da Conal (Conferência Nacional de Lideranças). Fui à festa, despedi da minha linda rede! No domingo dancei roll call de BH (So sexy) na plenária junto com a delegação, e às 11 da amanhã fui embora para São Paulo (a Conferência é em Atibaia).
Lá em Sampa fui pra 25 de março fazer umas comprinhas pré-intercâmbio! QUE CALOR.... hasuahsu... depois fui pra casa do Leandro e da Bruna, bebemos uma cerveja e depois finalmente eu estava pronto para ir pro aeroporto de Guarulhos! Hehe e finalmente embarquei!!

cheguei na segunda feira, 13/12 em Madri...
Tomei um bom chá de cadeira, até que embarquei para Lisboa..
Fui... cheguei!
O namorado da Jéssica, uma amiga Brasileira que fiz da outra vez que vim para Portugal, me buscou no aeroporto. Não conhecia o namorado dela, Miguel, um portuga muito gente fina... ele tem muitas histórias das andanças dele... muito solicito foi ate o aeroporto, me buscou, e me deixou na casa da minha tia...Nem pode subir... ou seja, tivemos 40 minutos de conversa, apenas... talvez nuncaa mais nos vejamos... loucurinhas de viagens..

Em Portugal, eu fico na casa da tia Lena (Helena)... com quem morei 2 meses da outra vez que vim (em 2007)... naquele tempo eu arrumei um emprego aqui e trabalhei com uns chineses num shoppingzinho... Daí, ontem, uma vez na casa da minha tia, depois dos abraços e tudo mais, chegou o grande momento!!! O momento de ir visitar os chineses!

Em 2007, fiquei um pouco chateado, pq o pai da minha patroa tinha morrido la na china e ela teve de ir viajar as pressas... nesse meio tempo EU que tive de viajar as pressas pq resolvi fazer minha viagem pela Europa. Por conta dessas viagens inesperadas, voltei pro Brasil sem ter ao menos me despedido de minha patroa chinesa de Portugal.

Ela nem sabe, mas eu gostava muito dela.  Aquela fase em 2007 foi muito importante para minha formação profissional e até mesmo de caráter. Inclusive, é engraçado ponderar essas coisas depois de tanto tempo,  mas, recentemente (há uns 2 meses) encontrei meu caderninho de anotações das andanças de 2007... e lá, nos momentos de baixo movimento na loja chinesa, eu escrevia coisas, quando não fazia meu sudoko. Iam desde anotações e reflexões randon, até mesmo planejamento de viagens e agenda telefônica. Hehe.. Nesse caderno havia uma parte de “Como empregado aprendi”, que continham importantes lições dos meus 19 anos vividos até então, e sem dúvidas, essa chinoquinha, Ren Iang Xiange, foi alguém importante para minhas conclusões.

Em Portugal, logo quis ir visitar os chineses... em outros tempos talvez ficasse ate triste com o pouco caso deles, mas como sei e entendo que eles são sim um povo muito seco, não deixei isso me abalar... mas acabei por não ir à loja de minha antiga patroa, depois de experimentar uma meia dúzia de reações evasivas e pouco efusivas, desanimei... não quis vê-la reagindo daquela forma.. Me contive em vê-la pelo vidro...
A loja parece próspera... muito cheia de produtos, sempre com cliente lá dentro (inclsuive foi mais um motivo para eu não ido vê-la: não achei nenhuma brecha no constante movimento da loja).

Uma outra chinesa que merece aparecer nesse post é a Ain. Na verdade não sei o nome dela, mas a tratamos assim... ela chegou em Portugal 2 meses antes de mim em 2007, por isso, não falava língua nenhuma que eu pudesse compreender.. nunca soube o nome dela, mas a patroa (de quem falei tanto ai em cima, e cujo nome só sei por ter lido em um documento), sempre se dirigia a essa outra empregada como Ain... e é assim que eu a chamo... hehe, tenho inclusive a sensação de que esse é um tratamento entre chineses, mas considero o nome dela...
Blah..
O que quero falar dela.... Pois que andando pelo shoppingzinho vejo seu rostinho chinês por entre algumas peças de roupas da vitrine!! Meu DEUS, a Ain trabalhou, trabalhou trabalhou e agora já tem sua própria loja!! É a mais nova milhonária chinesa...!
Logo criei coragem e entrei!
 _ Ola!!
_ (nada.... silêncio.... ) Ta Goldo!!!
Hahah sim... chineses valorizam muito as refeições, e uma pessoa estar gorda é um bom sinonimo..
Foi muito engraçado! Ela demorou alguns segundos para me reconhecer... e não se dignou falar meu nome (talvez ate pq em 2007 ela não conseguisse e so me chamava de Alauan) ... daí ficou um tempo processando minha imagem... e quando associou a algo, só conseguiu dizer: Ta gordo! Hahaha
Esses chinocas!
_ Goldo bom!!
EU ACHO que eles valorizam a gordura!! Hahahaha
E não foi so ela, todos os outros chineses que me reconheceram logo exclamavam q eu estava uns quilinhos a mais... acho que foram só uns 14 kgs q ganhei nesses 4 anos.. 7 só nesse ultimo, como Diretor.. hehe
Vamos ver q q 2011 promete...

Em 2007: Ain e eu na loja da Ren Iang Xiang


Em 2007: o patrao (marido da patroa, Ren Iang Xiang) e a Ain...


em 2010: Ain na mesa da patroa! A moça empeende negócio próprio!
E ainda dizem por ai que hà crise...



 
Eu estava super empolgado com a hipótese de tirar fotos com os chineses, minha tia Gargalhou muito quando disse pra ela, q como minha patroa foi pra china às pressas em 2007 eu não tinha nenhuma foto dela... Eu queria muito... mas ocmo disse, as reações me desestimularam bastante.
Pelo vidro pude vê-la... com um rabo de cavalo, cabelo curto... mas não é mais liso...
Está uma coisa estranha.... meio espigado, crespo, sei lá como descrever... mas engraçado pensar, que essa necessidade de transgressão oriental ainda ocorra até mesmo com uma mulher naquela idade..



Ainda na cidade de minha tia, Samora Correa, antes de ir aos chinocas, quis dar uma passeada pela cidade... Lá não tem nada para ser visto, é uma vilazinha minúscula, mas quantas boas memórias tenho de lá! Foram 2 meses inesquecíveis:
Comia marmita, trabalhava 60 horas/semana, tinha que caminhar 40 minutos de casa-trabalho-casa... não foi fácil, mas a simplicidade e rusticidade me atraem muito. Dá uma sensação de paz ficar naquela alienação toda!
Bom, logo me impressionei: lembrei-me de diversos caminhos que eu fazia naquele tempo! Foi tãaaaaaaaao bacana isso!

Em 2007: hora da boia!!

E logo lá fui almoçar, em uma cantina que não conhecia não.. mas fui!
AIIIIIIIII que saudade desses sabores de Portugal!!
Nossa... como pode! Que comida boa... que delicia! Que saudade!
Comi uma posta de salmão com salada, vinho tinto, azeitonas e pão de couvert... delicia de tempero!!
A comida em Portugal é um caso a parte! Eu COM CERTEZA moraria lá!
Almoço: salmao, ovos, batatas, vinho, pao e azeitonas.. hmmm


Implorei minha tia para ir me levar para comer um BITOQUE... hehe
É um prato típico, DELICIOSO, e que eu com certeza adoro...
O menu? Hehe:
- bife, ovo frito, salada (alface, cebola e tomate), bata frita! O courvert: pão italiano, hmmmm, e azeitonas!!! Aii estou aguando aqui so de escrever!!!
Hehe
Jantar: Bitoque!! hmmmm


Lambendo os beiços e o prato...


Tadinha da Tia Lena... chamamos um táxi e fomos! Era um lugar longe e o táxi na volta demorou a chegar! Minha tia quase congelou coitada! Huashuas
Nos divertimos!

Hoje, na quarta feira, acordei cedo, me despedi de minha tia e fui à Lisboa. Lá chegando, encontrei com a Jéssica, cujo namorado foi me buscar na segunda no aeroporto... Fomos ao shopping colombo ou vasco da gama?? Nem lembro! Uma das construções mais bacanas que já fui!!
Tia Lena na hora da despedida... ela tem a manha..


Andamos de teleférico sobre o rio tejo!! Jogamos conversa fora... é engraçados nos reencontrarmos 4 anos depois... cada um mudou taaaaaanto, mas não ficamos sem papo!
Hehe

Jessica e Eu no teleférico

Eu e a ponte Vasco da Gama e o rio Tejo

Interior do Shopping Colombo (ou seria Vasco da Gama?),
ao fundo os vidros da estaçao Oriente

Interior mucho loco da estaçao Oriente



 
Sem duvidas foi um dia ótimo!
Escrevo de Madrid (e parte do post escrevi no avião pra cá)... estou num albergue e espero que tenham gostado do post!

Amanhã começo minha vida madrilena novamente... espero ir a um flamenco que não fui da ultima vez...

Aguardem...
Hasusahu


bjos

5 comentários:

  1. Aeeeê... e não é que depois de quase 2 meses o senhor realmente reanimou seu blog...Adoro posts grandes...Só estava esperando um final feliz, onde a Ren Iang Xiange, ficasse intrigada ao perceber que alguém estivesse bisbilhotando ela pela vitrine...Fosse ao seu encontro com cara de surpresa, ansiedade e dúvida...Fosse chegando perto até te reconhecer e falar: "ÒH, Ta goldo!"
    Amore, mesmo que haja frustrações, não deixe esses momentos passarem... Aproveite bem essa incrível experiencia e continue nos atualizando.
    Besito =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. João querido, ameiiiiiiiii a sua descrição deliciosa das suas aventuras e do retorno às terras lusas... só quem já viveu um tempo por lá que entendo o tanto que é delicioso tudo... as pessoas, a vivência cultural, a COMIDA, a COMIDA, a COMIDA, os VINHOS, as CERVEJAS, o simples caminhar pelas ruas... Fico mto contente que compartilhamos do mesmo sentimento por Portugal.. e quem um dia não seremos vizinhos?! hehe
    Continue nos atualizando de tudo que vai acontecendo nessa sua grande aventura pelo mundo... adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. John...
    Em primeiro lugar, obrigada por colocar uma foto minha horrível no seu blog!!
    Quanto ao Miguel, ele também gostou muito de você e é claro que estaremos juntos novamente.Ou aqui, ou no Brasil ou até mesmo naquele seu próximo destino depois de Rabat!!
    A estação que você mencionou e colocou fotos é a Gare do Oriente e o shopping é o Vasco da Gama.
    Adorei aquele passar aquelas poucas horas com você.
    Aaaaah a sua catuaba está uma delicia!! haha
    Bom... eu vou voltar aqui mais vezes... :p
    beijinhos
    Te adoro muiito!!

    ResponderExcluir
  5. Jonny, não me xinga, só aprendi a comentar hj!!!rsrsrs
    Saudades da tia Lena!!! Mocoronga demais!

    ResponderExcluir